Chip Shortage Curtails Produção de Caminhões Pesados

O déficit de semicondutores está caindo em cascata nas fábricas de caminhões, reduzindo a produção à medida que a demanda por grandes plataformas cresce

The Wall Street Journal – Por Jennifer Smith – 3 de setembro de 2021, 5h30 (horário do leste dos EUA)

Os fabricantes de caminhões pesados ​​estão lutando para acompanhar a demanda, já que a escassez de semicondutores e outras peças restringe a produção.

A escassez de semicondutores está causando um curto-circuito na produção de caminhões pesados, já que as interrupções na cadeia de suprimentos atrapalham os esforços para atender à demanda robusta por novas grandes plataformas.

A produção norte-americana de caminhões Classe 8, os grandes veículos que transportam a maior parte da carga doméstica, caiu neste verão ao nível mais baixo desde maio de 2020, quando o coronavírus paralisou grande parte da economia dos Estados Unidos. Os fabricantes de equipamentos construíram 14.920 unidades em julho, o mês mais recente para o qual os números estavam disponíveis, enquanto a carteira de caminhões encomendados, mas não construídos quase triplicou em relação ao mesmo mês do ano anterior, para 262.100, de acordo com o provedor de dados de transporte ACT Research.

Os problemas de produção começaram no início deste ano e persistiram por meses, aumentando o custo de caminhões pesados ​​usados ​​e sobrecarregando as linhas de abastecimento antes do outono, quando as frotas normalmente fazem grandes pedidos de novos equipamentos.

As empresas de transporte rodoviário norte-americanas, pressionando para expandir a capacidade para atender à forte demanda de frete , encomendaram 36.900 caminhões pesados ​​em agosto, o nível mais alto em cinco meses e 90% acima do mesmo período do ano anterior, de acordo com dados preliminares da ACT.

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As notícias da semana em contexto, com Tyler Blint-Welsh.

“Tudo o que você deseja ver para a demanda da Classe 8 está lá em abundância”, disse o presidente e analista sênior da ACT Kenny Vieth. “O que está faltando são peças.”

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A escassez global de chips fez com que os fabricantes de automóveis cortassem a produção de automóveis, incluindo novos cortes anunciados esta semana pela General Motors Co. e Ford Motor Co. , e está se espalhando pelas fábricas de caminhões pesados. Alguns fabricantes de equipamentos estão transferindo semicondutores de caminhões médios menores para a produção Classe 8 para maximizar o valor dos chips, disse Vieth.

Embora no passado “simplesmente pedíssemos e recebêssemos peças, agora estamos indo bem fundo em nossa cadeia de suprimentos para ajudar os fornecedores no planejamento de faltas, contornar as restrições e trabalhar para ajudá-los a manter o fluxo de peças em movimento”, disse David Carson, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Daimler Trucks North America LLC, cujas marcas incluem Freightliner.

A empresa está trabalhando em estreita colaboração com revendedores e clientes “para se comunicar de forma clara e frequente a respeito do status de seus pedidos”, disse Carson.

Uma porta-voz da Navistar International Corp., fabricante de caminhões sediada em Lisle, Illinois, disse que a empresa “tem enfrentado os mesmos desafios que o resto dos setores automotivo e de caminhões comerciais”.

A escassez de matérias-primas e os gargalos do transporte global também estão prejudicando a disponibilidade de outros componentes, como chicotes elétricos, espelhos de caminhão e peças feitas de plástico, disse Don Ake, vice-presidente de veículos comerciais da empresa de pesquisa de transporte FTR. “Em qualquer semana, alguns desses estão bons e, na semana seguinte, há outros novos”, disse ele.

Alguns fabricantes de caminhões ainda não estão registrando pedidos para o próximo ano porque “os custos dos componentes estão tão altos agora que é difícil para eles cotar um bom preço onde seja lucrativo para a empresa, mas não excessivo para o cliente”, disse Ake.

O mercado de trabalho apertado também está afetando os fornecedores nacionais que fazem de tudo, desde pequenos componentes a reboques de caminhão, disse ele.

Paradas de trabalhadores sindicalizados no início deste ano em uma fábrica da Volvo Trucks North America em Dublin, Va., Interromperam a produção por semanas . Uma porta-voz da divisão da fabricante sueca de veículos Volvo AB disse que a fábrica conseguiu evitar paralisações relacionadas ao fornecimento desde que a greve foi resolvida em julho.

“A fábrica está operando em dois turnos”, disse ela. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos fornecedores para minimizar o impacto em nossos clientes.”

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