Navio desgovernado bate em estação de balsas no porto de Santos; veja vídeo

Ainda não há informações sobre causas do acidente; não houve feridos

Folha de São Paulo – Atualizado: 20.jun.2021 às 22h09 – Nicola Pamplona

Um navio de contêineres da operadora Hamburg Süd bateu na estação de balsas de Guarujá, no litoral paulista, no início da tarde deste domingo (20). Segundo a Secretaria de Transportes, não houve feridos e as causas estão sendo apuradas pela Capitania dos Portos.

Segundo a SPA (Santos Port Authority), o navio Cap San Antonio havia deixado um terminal na margem esquerda do porto por volta das 13h. Ao navegar perto da estação de balsas, atingiu um flutuador utilizado para embarque e desembarque de ciclistas que fazem a travessia Santos-Guarujá.

Imagens divulgadas em redes sociais mostram que a colisão abriu um rasgo no casco da embarcação, acima do nível da água. O navio chegou a arrastar uma estrutura flutuante, que ficou destruída.

Responsável pela gestão das balsas, o Departamento de Hidroviário da Secretaria de Transportes informou em nota que a travessia chegou a ser interrompida por uma hora mas foi normalizada.

A autoridade portuária diz que não houve impactos na operação do porto de Santos. Por volta das 15h, porém, o tráfego de navios no porto foi interrompido devido aos fortes ventos, “sem nenhuma relação com o acidente em tela”.

O navio está agora na área de fundeio do porto, onde será avaliado por peritos da Capitania dos Portos. Segundo o site especializado em rastreamento de embarcações Marine Traffic, o Cap San Antonio deixou Santos com destino ao porto de Paranaguá, no Paraná.

A Capitania dos Portos diz que equipes de peritos já foram enviadas para iniciar as investigações na estação de balsas e no navio, não havia dado mais detalhes até a conclusão deste texto. A avaliação inicial é que, embora ventasse muito em Santos, o vento não seria suficiente para provocar o incidente.

Para circular pelo canal de acesso ao porto, as embarcações precisam ser conduzidas por práticos, profissionais especializados em manobrar navios. Para um navio do porte do Cap San Antonio, é mandatório o embarque de dois práticos.

A Hamburg Süd, que opera o navio, disse em nota que “não há registro de vítimas envolvidas no incidente, dentro ou fora do navio, ou que a região tenha sido poluída de alguma forma”. “A companhia está avaliando a situação e colabora com as autoridades”, afirmou.

Em 2018, acidente semelhante ocorreu com o porta-contêineres Santos Express, operado pela Hapag-Lloyd. Mas, nesse caso, a embarcação estava entrando no canal quando colidiu com a estação das balsas de Guarujá, danificando três balsas que estavam atracadas. Também não houve vítimas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *