Tarifas dos EUA geram queda nas importações chinesas

The Wall Street Journal – De Josh Zumbrun – Atualizado em 12 de maio de 2021, 14h32, horário do leste dos EUA

A arrecadação agora cobre cerca de US $ 250 bilhões por ano em bens – abaixo dos US $ 370 bilhões – à medida que as empresas americanas transferem as compras para outros lugares
A mudança climática oferece aos EUA e à China a chance de cooperar … e competir

WASHINGTON – as tarifas dos EUA levaram a um declínio acentuado nas importações chinesas e mudanças significativas nos tipos de bens que os americanos compram da China, mostram novos dados, com as compras de equipamentos de telecomunicações, móveis, roupas e outros bens mudando para outros países.

Quase dois terços de todas as importações da China – ou cerca de US $ 370 bilhões em bens anuais – foram cobertos por tarifas impostas pelos EUA em 2018 e 2019. As tarifas agora cobrem apenas metade das exportações chinesas para os EUA, ou cerca de US $ 250 bilhões em produtos anualmente , já que as empresas americanas compram mais de outros países, de acordo com uma análise do Wall Street Journal de informações do Trade Data Monitor.

O governo Trump impôs as taxas em 2018-19 , com o objetivo de impulsionar a produção das fábricas dos EUA, tornando as importações chinesas mais caras para as empresas americanas que as trouxeram. Esse chamado re-shoring de manufatura não aconteceu de forma apreciável, mostram os dados econômicos, já que as empresas americanas se voltaram para outros países da Ásia em busca de suprimentos.

O Vietnã foi um beneficiário especialmente grande. Ele agora ocupa a 6ª posição global em importações para os EUA, ante a 12ª posição recentemente em 2018.

“Se a meta era reduzir as importações da China, então deu certo”, disse Craig Allen, presidente do Conselho de Negócios EUA-China, que representa as empresas americanas que fazem negócios na China. “Mas se o objetivo era aumentar o emprego industrial nos Estados Unidos, não vejo nenhuma evidência de que isso tenha acontecido. Se a meta era aumentar as importações de outros países da Ásia ou aumentar o emprego industrial no Vietnã, deu certo. ”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *