China seguirá uma linha econômica tênue após registrar crescimento no segundo trimestre

Pequim está a caminho de cumprir sua meta de crescimento anual de 6% ou mais, mas riscos crescentes espreitam sob os números sólidos

Compradores em Pequim esta semana. As leituras mensais da produção industrial, vendas no varejo, investimento em ativos fixos e desemprego urbano atenderam ou superaram as expectativas em junho.

The Wall Street Journal – De Stella Yifan Xie – 15 de julho de 2021 6h36 ET

HONG KONG — Apesar de um sólido desempenho econômico no segundo trimestre do ano, os legisladores chineses devem caminhar sobre uma linha tênue entre apoiar o crescimento em meio a crescentes pressões de baixa e deixar a economia seguir seu curso enquanto se articula para enfrentar os desafios de longo prazo.

A China disse que sua economia cresceu 7,9% nos três meses encerrados em junho, em comparação com o ano anterior. As leituras mensais da produção industrial, vendas no varejo, investimento em ativos fixos e desemprego urbano atenderam ou superaram as expectativas em junho, mantendo a China no caminho para cumprir a meta oficial de crescimento anual de 6% ou mais.

Com a média das taxas de crescimento dos últimos dois anos para eliminar as distorções estatísticas induzidas pela pandemia, a economia da China se expandiu 5,5% no segundo trimestre – acima da taxa média de crescimento de 5% para o primeiro trimestre do ano, e aproximando-se do período anterior -linha de tendência de pandemia.

Mas, por baixo dos números de crescimento robusto, ocultam-se riscos crescentes para a economia, incluindo uma redução esperada na demanda global por produtos chineses, investimentos mais lentos em manufatura e imóveis e a ameaça de novos surtos de Covid-19 que podem pesar sobre o consumo doméstico.

A recuperação econômica da China também permanece desequilibrada, com a demanda doméstica enfraquecendo enquanto a produção industrial e as exportações impulsionam a economia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *