Toyota anuncia terceiro turno e contratações em Sorocaba

Folha de São Paulo – 2.set.2021 às 19h18 – Eduardo Sodré

Toyota Corolla Cross deverá ser produzido no Brasil e vendido a partir de 2021 (Divulgação)

A Toyota vai abrir o terceiro turno de produção na fábrica de Sorocaba (interior de São Paulo). A decisão se deve à alta procura pelo utilitário esportivo Corolla Cross, que foi lançado em março. A ampliação da capacidade entrará em vigor em janeiro de 2022.

Segundo a montadora, serão contratados 450 trabalhadores em Sorocaba e cerca de 50 distribuídos nas outras unidades da empresa no país. Há previsão também de 350 novas vagas na cadeia de fornecedores.

A capacidade de produção terá um aumento de 25%, indo de 122 mil para 152 mil unidades por ano.

A fábrica vai trabalhar 24 horas para atender à demanda pelo Corolla Cross, que tem fila de espera no Brasil e é exportado para 22 países.

Toyota Corolla Cross

O modelo custa a partir de R$ 146,6 mil. É o valor cobrado pela opção XR 2.0 Flex (177 cv), equipada com sete airbags, câmbio automático do tipo CVT, ar-condicionado com regulagem digital, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de 17 polegadas e sistema multimídia que espelha a tela de smartphones, entre outros itens.

Além das opções 2.0, há versões 1.8 Hybrid Flex (123 cv), com preços que partem de R$ 181,2 mil.

O anúncio do terceiro turno ocorre logo após uma parada por falta de peças. As linhas de montagem em Sorocaba e Porto Feliz, que também fica no interior de São Paulo, foram interrompidas entre os dias 18 e 27 de agosto. O motivo foi a falta de atuadores de freio, itens importados da Malásia.

Contudo a fabricante japonesa tem sido menos afetada pela escassez de semicondutores. A empresa acredita que a situação estará sob controle em janeiro, o que possibilitará o aumento da produção.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *